fbpx
28.9 C
Belo Horizonte
domingo, 24 / janeiro / 2021

Sec. de Saúde pede para que a população cumpra isolamento

Mais Lidas

Bolsa Família começa a receber parcela de R$ 300

O Bolsa Família começa a receber as novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 300 nesta quinta-feira (17). Com a mudança de valor, 4,9 millhões deixaram de ganhar o auxílio neste grupo, ou seja, 15% dos 19,2 milhões de inscritos em abril.

Juiz de Fora confirma mais três óbitos e 94 novos casos nesta sexta

A cenoura é um vegetal com qualidades benéficas tanto para a saúde como para a estética. Ela é utilizada há muitos anos como remédio e também como bálsamo de beleza.

Ministro Tarcísio de Freitas apresenta modelo de integração de portos a representantes do setor

Por meio de videoconferência, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniu, nesta quinta-feira (18), com representantes de transportadores de cargas no país.

Bolsonaro veta perdão a dívidas de igrejas e sugere derrubada do veto

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que disciplina o acordo com credores para pagamento com desconto de precatórios federais.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (3/12), na Cidade Administrativa (Belo Horizonte), o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, atualizou o cenário da covid-19 no estado e destacou a importância de reforçar a prevenção à doença.

O apelo é para que toda a população esteja alinhada ao objetivo de aumentar não só as medidas de distanciamento social, mas também a efetividade desse distanciamento.

“Nesta semana, de acordo com a atualização do plano Minas Consciente, as macrorregiões de saúde Nordeste, Leste, Jequitinhonha e Leste do Sul retornaram para onda vermelha, que é a fase em que só funcionam serviços essenciais. Dessa forma, observamos que houve uma mudança no perfil epidemiológico nessas regiões, assim como em algumas outras, que retornaram para a onda amarela. É importante destacar que o objetivo dessa sinalização feita pelo Minas Consciente é indicar aos gestores municipais e à sociedade o momento de aumentar os cuidados no distanciamento para que tenhamos o controle da epidemia”, destaca. 

Saiba mais sobre o plano Minas Consciente aqui: https://www.mg.gov.br/minasconsciente 

Testagem

O secretário também chamou a atenção para a ampliação dos critérios de testagem em Minas Gerais desde 6/10, quando todos os casos suspeitos de síndrome gripal pelo novo coronavírus passaram a ser testados. “É importante destacar que, anteriormente, apenas os casos mais graves faziam o exame” explicou Carlos Eduardo Amaral, referindo-se ao teste RT-PCR. Atualmente, a Redecovid realiza, em média, 2.705 exames por dia, enquanto no início da pandemia eram feitos 77 exames, diariamente.

Resultados

 Amaral destacou ainda que o resultado positivo para covid-19 representa a média de 31% dos pacientes com sintomas gripais atendidos na rede pública atualmente, o que sinaliza um aumento no número de casos assistidos pela rede estadual.

Vacina

Sobre a perspectiva da chegada da vacina, Carlos Eduardo Amaral citou o memorando de entendimento assinado em 6/11 entre a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Covaxx, divisão da norte-americana United Biomedical. Segundo ele, a partir daí, Minas terá conversas reais com a empresa, que está em processo de desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus. O grupo informa que prevê finalizar os testes até maio de 2021.

“Nossa expectativa é de que, a partir de uma possível parceria, possamos fazer as demais fases da vacina, afim de definir sua efetividade. Conversaremos também com o Ministério da Saúde (MS) sobre a possibilidade de essa vacina ser incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI), caso a mesma venha a demonstrar eficácia, eficiência e aprovação da Anvisa”, explicou.

Já o secretário adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, destacou que memorandos de entendimento não geram custo, vinculação ou obrigação. “O referido instrumento representa um protocolo de intenção para um futuro acordo oficial, lembrando que o PNI é um programa do MS, que dará o tom da temática para todo o país”, explicou.

- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

Só nas últimas 24h MG registra 120 óbitos por covid-19

Minas Gerais chega a quase 11 mil mortos por corona

Governador determina que PM intensifique fiscalização nas festas de fim de ano

governador Romeu Zema (Novo) convocou a Polícia Militar de Minas de Gerais (PMMG)

Renovação de CNH já pode ser solicitada pelo MG app

Mais de 70 serviços do Governo de Minas são disponibilizados no aplicativo

Anvisa certifica farmacêutica chinesa que desenvolveu CoronaVac

Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial da União

Anvisa inspeciona voos procedentes do Reino Unido

Medida é para evitar propagação da variante do coronavírus