26.9 C
Belo Horizonte
sexta-feira, 15 / janeiro / 2021

Minas realiza Semana Internacional do Café em plataforma on-line

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Linkedin
Email
Telegram
Viber

Mais Lidas

PIB da construção civil deve crescer 4% em 2021

Expansão do setor pode ser a maior desde 2013

Conheça a FG Big Wheel, 2ª maior roda gigante do Brasil

A FG Big Wheel é a segunda maior Roda Gigante do país, perdendo apenas para a Rio Star no Rio de Janeiro.

Revista Cosmopolitan coloca duas brasileiras entre os bumbuns mais belos do Instagram

A revista Cosmopolitan fez uma lista com os 55 bumbuns mais belos do Instagram.

A edição 2020 da Semana Internacional do Café (SIC), evento 100% dedicado ao produto e que conecta produtores, compradores e apreciadores nacionais e estrangeiros, será realizado em plataforma digital, entre 18 e 20/11.

Iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e em parceria com  o Sebrae-MG e a Café Editora, a SIC vinha sendo realizada em BH desde 2013, capital do maior estado produtor do país, mas neste ano o evento será virtual em prevenção à pandemia de covid-19.

No ambiente digital, permanecem o foco no desenvolvimento do mercado brasileiro e na divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Conteúdo

Desde a primeira edição, a SIC também destaca os cafés gourmet, segmento que apresenta crescimento de 13% ao ano, segundo dados da Nielsen, empresa germânico-americana focada em pesquisas de mercado, enquanto o café tradicional cresce, em média, 2% no mesmo período.

Segundo especialistas, a notável valorização do produto é reflexo da tendência mundial que tem se consolidado no Brasil. “O mercado internacional há tempos consome cafés diferenciados. E essa realidade também está crescente no território brasileiro. Graças à competência do produtor, aliada às técnicas de produção, somos um dos poucos países que têm a capacidade de preencher essa demanda de mercado com quantidade e qualidade”, explica Breno Mesquita, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg) e presidente das Comissões Estadual e Nacional de Cafeicultura.

Características

Para ser classificada como especial, a bebida deve ter características que são avaliadas a partir de provas e critérios específicos que envolvem toda a cadeia produtiva, do plantio à xícara, incluindo aí desde o terroir da região produtora (solo, altitude, regime climático e outras) até as técnicas de manejo. “Além disso, os compradores valorizam a história presente nos grãos: os detalhes, a cultura, elos e cuidados em torno do cultivo e produção. A cafeicultura é rica nesses aspectos e tais experiências despertam ainda mais o interesse do consumidor”, completa Mesquita.

Outro quesito importante para a valorização do produto é a sustentabilidade socioambiental da produção. “Com uma legislação trabalhista e ambiental criteriosa e exigente, o Brasil ganha destaque positivo neste critério. E para comprovar que tais especificidades estão sendo cumpridas e abrir caminhos para mercados exigentes, a busca por certificações também é um aspecto importante”, pontua Niwton Castro Moraes, assessor técnico especial em café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Seguindo critérios de padrão internacional, selos como o Certifica Minas Café, desenvolvido pelo governo de Minas Gerais para produtores do estado, abre portas para o mundo e agrega valor ao café, sendo uma característica considerada pelos consumidores.

O especialista reforça que o conceito de café especial está intimamente ligado às características singulares de cada produção, que proporcionam prazer e sensações diferenciadas. “O café não é só matéria-prima, ele tem qualidade e tem história: de uma família que trabalha unida, de um lugar agradável para se visitar, com uma bela vista e boas lembranças, o que faz dele uma grife”, finaliza.

Para participar da SIC 2020, basta fazer cadastro por meio do link: www.semanainternacionaldocafe.com.br. Informações e detalhes da programação estão disponíveis no mesmo endereço.

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital

Data: 18 a 20/11

Inscrições:  www.semanainternacionaldocafe.com.br

  • Tags
  • Semana do Café
  • SIC
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Linkedin
Email
Telegram
Viber
- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

Só nas últimas 24h MG registra 120 óbitos por covid-19

Minas Gerais chega a quase 11 mil mortos por corona

Governador determina que PM intensifique fiscalização nas festas de fim de ano

governador Romeu Zema (Novo) convocou a Polícia Militar de Minas de Gerais (PMMG)

Renovação de CNH já pode ser solicitada pelo MG app

Mais de 70 serviços do Governo de Minas são disponibilizados no aplicativo

Anvisa certifica farmacêutica chinesa que desenvolveu CoronaVac

Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial da União

Anvisa inspeciona voos procedentes do Reino Unido

Medida é para evitar propagação da variante do coronavírus