25.4 C
Belo Horizonte
terça-feira, 19 / janeiro / 2021

Governador Romeu Zema convoca população a doar sangue

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Linkedin
Email
Telegram
Viber

Mais Lidas

Bolsa Família começa a receber parcela de R$ 300

O Bolsa Família começa a receber as novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 300 nesta quinta-feira (17). Com a mudança de valor, 4,9 millhões deixaram de ganhar o auxílio neste grupo, ou seja, 15% dos 19,2 milhões de inscritos em abril.

Juiz de Fora confirma mais três óbitos e 94 novos casos nesta sexta

A cenoura é um vegetal com qualidades benéficas tanto para a saúde como para a estética. Ela é utilizada há muitos anos como remédio e também como bálsamo de beleza.

Bolsonaro veta perdão a dívidas de igrejas e sugere derrubada do veto

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que disciplina o acordo com credores para pagamento com desconto de precatórios federais.

Nova síndrome que atinge crianças pode estar ligada ao coronavírus

Ainda não há confirmação, mas tudo indica que a nova Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), que tem preocupado médicos em todo o mundo, pode estar associada ao coronavírus.

Em todo o estado de Minas Gerais os estoques dos grupos sanguíneos O positivo e negativo registram mais de 40% de queda. A normalização dos estoques é condição essencial para que a Hemominas possa manter o volume estratégico de bolsas de sangue necessário ao atendimento da população.

O governador Romeu Zema lembra que a iniciativa de se tornar um doador pode salvar vidas. “É totalmente seguro fazer a doação nas unidades da Fundação Hemominas. Precisamos ajudar a repor o seu estoque. Vidas podem ser perdidas em nosso estado por falta de sangue. Agende pela internet e faça sua doação”, apelou à população.

De acordo com a gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Fundação Hemominas, Viviane Guerra, as unidades da fundação vêm enfrentando uma queda nos estoques de sangue devido a diversos fatores, como as fortes chuvas no início do ano e feriados prolongados. Com a pandemia do coronavírus – covid-19 – o quadro se agravou.

Efeitos da pandemia

Crédito: Adair Gomez

Segundo Viviane Guerra, as restrições de circulação e avanço rápido da doença geraram muita ansiedade e medo na população, e isso vem impactando no comparecimento de doadores. “A pandemia passou a refletir diretamente nos estoques de sangue, fundamentais para atendimento às demandas diárias dos estabelecimentos de Saúde, bem como dos pacientes assistidos pela Hemominas em seus ambulatórios”, explicou.

As unidades são ambientes seguros. A Fundação intensificou os procedimentos de higienização e prevenção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e o álcool gel (70%) nas mãos, seja do doador ou qualquer pessoa que entrar nas unidades. Além disso, as salas de espera, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para o doador. Mais do que nunca, é necessário o exercício da solidariedade para poder atravessar este momento difícil, com os desafios que ele impõe a todos.

Agende sua doação

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas está orientando a população para que agende suas doações on-line ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Conheça as condições e restrições para doação de sangue.

  • Tags
  • Doação de Sangue
  • Governador
  • Romeu Zema
  • Sangue
  • Zema
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Linkedin
Email
Telegram
Viber
- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

Só nas últimas 24h MG registra 120 óbitos por covid-19

Minas Gerais chega a quase 11 mil mortos por corona

Governador determina que PM intensifique fiscalização nas festas de fim de ano

governador Romeu Zema (Novo) convocou a Polícia Militar de Minas de Gerais (PMMG)

Renovação de CNH já pode ser solicitada pelo MG app

Mais de 70 serviços do Governo de Minas são disponibilizados no aplicativo

Anvisa certifica farmacêutica chinesa que desenvolveu CoronaVac

Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial da União

Anvisa inspeciona voos procedentes do Reino Unido

Medida é para evitar propagação da variante do coronavírus