fbpx
21.4 C
Belo Horizonte
quinta-feira, 21 / janeiro / 2021

Confira as propriedades e benefícios da cenoura

Mais Lidas

Bolsa Família começa a receber parcela de R$ 300

O Bolsa Família começa a receber as novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 300 nesta quinta-feira (17). Com a mudança de valor, 4,9 millhões deixaram de ganhar o auxílio neste grupo, ou seja, 15% dos 19,2 milhões de inscritos em abril.

Juiz de Fora confirma mais três óbitos e 94 novos casos nesta sexta

A cenoura é um vegetal com qualidades benéficas tanto para a saúde como para a estética. Ela é utilizada há muitos anos como remédio e também como bálsamo de beleza.

Bolsonaro veta perdão a dívidas de igrejas e sugere derrubada do veto

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que disciplina o acordo com credores para pagamento com desconto de precatórios federais.

Governo qualifica rodovias e terminais portuários junto ao Programa de Parcerias de Investimentos

Ministério da Infraestrutura dá continuidade à projeto de desestatização e de concessões à iniciativa privada

A cenoura é um vegetal com qualidades benéficas tanto para a saúde como para a estética. Ela é utilizada há muitos anos como remédio e também como bálsamo de beleza. Vamos ver algumas das propriedades mais interessantes desse vegetal e os benefícios que oferece ao organismo.

Ajuda aos doentes
Depois de uma cirurgia ou ante alguma doença, os pacientes devem consumir cenouras por causa de suas propriedades mineralizantes e nutricionais. É perfeita para melhorar a saúde de pessoas extremamente cansadas e, além disso, relaxa os nervos e a ansiedade.

Estimula o apetite
Outra razão pela qual a cenoura é ideal para os doentes, é que ela tem a capacidade de estimular o apetite. De fato, foi comprovado que a cenoura é benéfica inclusive em tratamentos para a depressão, quando há uma perda da vontade de comer.

É digestiva e diurética
A cenoura reduz as possibilidades de sofrer de constipação ocasional por mudanças de estação ou de hábitos, por exemplo, durante as férias. Ela ajuda também a tratar a cólicas abdominais e as dores estomacais. É, por sua vez, um vegetal diurético e é recomendado para as pessoas com problemas renais ou de bexiga.

Ajuda a regular o ciclo menstrual
Os estudos confirmaram que quando as mulheres consomem cenouras se reduzem as irregularidades no ciclo menstrual. Também se aconselha para aquelas que sofrem de cólica ou de dores fortes antes ou depois da menstruação. Isso se deve às suas propriedades emenagogas, que melhoram o fluxo sanguíneo na zona pélvica.

Ativa o processo de bronzeamento
Certamente, você já viu nas lojas que alguns cremes bronzeadores contêm extrato de cenouras. Esta hortaliça fornece uma boa quantidade de provitamina A, que ajuda a bronzear a pele de maneira equilibrada e a reduzir a probabilidade de queimaduras. Essa é a razão pela qual muitas pessoas optem por comer mais cenouras durante o verão.

Alivia os problemas respiratórios
No caso de estar com tosse ou com catarro, a cenoura pode ajudar, sobretudo se os xaropes ou remédios não deram bons resultados. Se tiver muitos sintomas, você pode provar com essa receita:

Ingredientes:

  • 2 cenouras
  • O suco de 1 limão
  • 1 colher de mel

Preparação:
Descasque as cenouras, corte-as em pedaços e cozinhe-as em água.
Esprema o suco de limão e misture com o mel.
Amasse as cenouras quando estiverem bem tenras e acrescente à mistura de limão e mel.
Você já tem o remédio preparado que vai ajudar você a aliviar os sintomas na garganta.

Reduz a anemia
As pessoas com níveis baixos de ferro podem consumir cenouras para melhorar essa situação. Também se recomenda para aqueles que têm uma má alimentação. Ela pode ser ingerida crua ou cozida para aproveitar suas propriedades.

Além disso, é boa para as gengivas e os dentes, já que pessoas com problemas nutricionais podem perder peças dentárias.

Combate a constipação
Se você tiver esse problema, não duvide em consumir cenouras raladas cruas ou cozidas e em purê, pois, graças ao conteúdo em fibra, as cenouras melhoram a qualidade e a quantidade das fezes.

Por sua vez, elas têm a capacidade de acalmar as moléstias gástricas e o excesso de acidez graças aos sais minerais, sódio, potássio e vitamina B. O consumo de cenouras é aconselhado também para pessoas que sofrem de gastrite.

O consumo habitual de cenouras ajuda a diminuir:

  • Intoxicações por alimentos
  • Vermes intestinais
  • Câncer de cólon
  • Diverticulite
  • Diarreia

Fortalece o cabelo e as unhas
A cenoura é rica em betacaroteno ou provitamina A, um perfeito reparador das células danificadas pelo passo do tempo, a contaminação ambiental e inclusive os maus hábitos. Dessa maneira, as cenouras revitalizam as unhas e o cabelo e permitem que cresçam mais rápido e com mais força. Além disso, aumentam a produção do sebo protetor do couro cabeludo.

Diminui o colesterol
Comer cenouras reduz os níveis de triglicerídeos e ajuda a prevenir a arteriosclerose, limpando o sangue.

Um tratamento muito eficaz para esse caso é consumir meia xícara de cenoura ralada em jejum todas as manhãs durante uma semana. Espere 1 hora para tomar o café da manhã.

Melhora o leite materno
É aconselhável que as mulheres consumam cenouras durante a gravidez. Graças à vitamina A, elas podem melhorar notavelmente a qualidade biológica do leite, tornando-o ainda mais saudável e benéfico para o bebê.

Melhora o humor
Acredita-se que o consumo de cenouras ajuda a estar alegre. Uma boa ideia é preparar um suco bem gostoso, que além disso, seja refrescante. Perfeito para os dias de calor quando falta pouco para a chegada das férias!

Ingredientes:

  • ½ kg de cenouras
  • 1 xícara de suco de laranja
  • 10 gramas de gengibre
  • 2 colheres de cacau em pó

Preparação:
Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Passe pelo liquidificador com um pouco de água.
Jogue a raiz de gengibre e acrescente ao copo do liquidificador.
Esprema as laranjas e misture com a preparação anterior.
Sirva em copos e polvilhe com o cacau em pó.

É boa para a vista
Muitos dizem em tom de brincadeira que as cenouras são boas para os olhos “porque nunca viram um coelho usando óculos”. Pode parecer um mito ou um refrão popular, mas o certo é que as pesquisas indicam que os betacarotenos das cenouras evitariam o envelhecimento prematuro das células da vista.

A cenoura não evitará que tenhamos que usar óculos, mas elas têm a capacidade de reduzir a possibilidade de sofrer de catarata ou cegueira noturna. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a deficiência da vitamina A (incluída nas cenouras) é a principal causa de problemas visuais e cegueira infantil nos países em vias de desenvolvimento.

- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

Só nas últimas 24h MG registra 120 óbitos por covid-19

Minas Gerais chega a quase 11 mil mortos por corona

Governador determina que PM intensifique fiscalização nas festas de fim de ano

governador Romeu Zema (Novo) convocou a Polícia Militar de Minas de Gerais (PMMG)

Renovação de CNH já pode ser solicitada pelo MG app

Mais de 70 serviços do Governo de Minas são disponibilizados no aplicativo

Anvisa certifica farmacêutica chinesa que desenvolveu CoronaVac

Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial da União

Anvisa inspeciona voos procedentes do Reino Unido

Medida é para evitar propagação da variante do coronavírus