fbpx
22.7 C
Belo Horizonte
quinta-feira, 21 / janeiro / 2021

Pesquisas aprimoram queijo artesanal mineiro

Mais Lidas

Bolsa Família começa a receber parcela de R$ 300

O Bolsa Família começa a receber as novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 300 nesta quinta-feira (17). Com a mudança de valor, 4,9 millhões deixaram de ganhar o auxílio neste grupo, ou seja, 15% dos 19,2 milhões de inscritos em abril.

Juiz de Fora confirma mais três óbitos e 94 novos casos nesta sexta

A cenoura é um vegetal com qualidades benéficas tanto para a saúde como para a estética. Ela é utilizada há muitos anos como remédio e também como bálsamo de beleza.

Bolsonaro veta perdão a dívidas de igrejas e sugere derrubada do veto

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que disciplina o acordo com credores para pagamento com desconto de precatórios federais.

Governo qualifica rodovias e terminais portuários junto ao Programa de Parcerias de Investimentos

Ministério da Infraestrutura dá continuidade à projeto de desestatização e de concessões à iniciativa privada

Minas Gerais é um estado famoso pelos queijos em todo o país e até no exterior. Produtos das regiões do Serro e Canastra são conhecidas por seus sabores e texturas e, outros locais, como o Campo das Vertentes, também têm investido no filão. 

Com condições climáticas e ambiente propício para o processo de maturação, a região está retomando e expandindo a  produção de queijos artesanais. E tem recebido apoio do Centro de Pesquisa e Treinamento em Queijos Artesanais (CPTQA), que funciona no Campo Experimental Risoleta Neves da Epamig, em São João del- Rei (MG). 

Estão sendo produzidos diversos estudos para aprimorar a produção regional. O grande diferencial do Centro é que as pesquisas focam os queijos feitos a partir de leite cru. Os estudos desenvolvidos no CPTQA têm três metas: agregar valor à produção, reduzir a mão de obra e aumentar a segurança do consumidor.  

Exemplo de pesquisa desenvolvida no Centro, e que contou com o apoio da Fapemig, é do pesquisador Junio Cesar Jacinto de Paula. O estudo está desenvolvendo uma embalagem ativa com permeabilidade seletiva de oxigênio e umidade, compostos que inibem a criação de fungos, problema recorrente durante a maturação. 

Diversidade

Decreto que regulamenta a produção e comercialização dos queijos artesanais em Minas Gerais, assinado recentemente pelo governador Romeu Zema, vem ampliado possibilidades de preparo e maturação dos queijos artesanais feitos com leite cru. Com isso, as pesquisas realizadas pelo Centro estão a todo vapor. A meta é ampliar o suporte aos produtores e garantir a segurança desses queijos. 

- Publicidade -

Mais Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas Notícias

Só nas últimas 24h MG registra 120 óbitos por covid-19

Minas Gerais chega a quase 11 mil mortos por corona

Governador determina que PM intensifique fiscalização nas festas de fim de ano

governador Romeu Zema (Novo) convocou a Polícia Militar de Minas de Gerais (PMMG)

Renovação de CNH já pode ser solicitada pelo MG app

Mais de 70 serviços do Governo de Minas são disponibilizados no aplicativo

Anvisa certifica farmacêutica chinesa que desenvolveu CoronaVac

Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial da União

Anvisa inspeciona voos procedentes do Reino Unido

Medida é para evitar propagação da variante do coronavírus